Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linguagista

Como se fala na televisão

Minhoquices?

 

 

      No Telejornal de ontem, José Rodrigues dos Santos entrevistou Marques Correia, o representante da Ordem dos Advogados que estivera presente na detenção de Duarte Lima. Perguntou o autor de O Último Segredo: «Nós ouvimos há pouco o advogado de Duarte Lima relacionar os processos do Brasil, que é um processo diferente, de homicídio, com este processo em Portugal, que é... tem a haver apenas com o BPN. Acha que esta... que este relacionar é plausível na sua experiência de jurista?»

 

[Texto 688] 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Helder Guégués 18.11.2011 10:58

    Sim, estão ambas erradas, mas não concordo que se não possam distinguir na oralidade. Ora queira levar o cursor para cima da palavra «perguntou» e oiça.
  • Sem imagem de perfil

    Montexto 21.11.2011 12:54

    Só o ouvi agora. Talvez. Mas não juraria que sim.
    Em todo o caso, chegou-se a um ponto em que mais facilmente pronunciam não só «ter a ver com», «ter a haver com» e «ter haver com», do que «ter que ver com». E agora já se está a transitar da fase em que só o diziam para a fase em que não só o dizem, senão que também o escrevem.
    Na fase seguinte um dicionário mais azevieiro há-de-o registar, um gramático pós-moderno justificá-lo-á, e um da glote assegurará que tanto faz, até porque não há norma, e o que interessa é a gente comunicar e entender-se.       
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.