Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linguagista

Tradução: «pie»

Deve haver uma teoria

 

 

     Conhecem o quadro de Pieter Brueghel, o Velho, Casamento de Camponeses, já da fase final da sua vida? Em primeiro plano, que transportam aqueles dois criados sobre uma porta a servir de padiola? Eu diria que são tartes (que alguns confundem com tortas...), mas o tradutor jura que são pies... E ficou assim — pies. Deve haver alguma teoria tradutológica a afirmar que é vocábulo intraduzível. Mais um.

 

[Texto 719]

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Venâncio 25.11.2011 00:01

    Tem razão, Paulo. Já pedi ao Helder que aumentasse um tudo-nada a letra neste espaço. Não sei se o sistema o permitirá. 
  • Imagem de perfil

    Helder Guégués 25.11.2011 08:34

    Não permite. Há, porém, duas soluções: escrever-se no Word e colar aqui e, ainda mais prática e que aconselho, aumentar o tamanho (zoom +) de tudo no navegador (browser). Em certos casos, posso apagar a mensagem anterior e o leitor ou eu próprio colar a nova. MAS ATENÇÃO: neste caso, poderá não aparecer na mesma ordem, pois outros comentários podem entretanto ter sido publicados.
  • Sem imagem de perfil

    Venâncio 25.11.2011 11:04

    Obrigado, Helder. A primeira solução não parece ideal, pois (por qualquer misteriosa razão) as letras do Word contam por mais, e o sistema diz que ultrapassámos o espaço. Nem sempre é assim, mas é o panorama geral. A segunda solução pode também não ser prática, pois torna grandes de mais outros textos, em que não se desejava ampliação. 
    Acontece que esta letra em que escrevo é mais pequena que a que vai surgir no ecrã como comentário. Acontece, também, que uma fonte não serifada, como é esta, torna a leitura, e a escrita, adicionalmente difícil. Eu sei: fontes serifadas são mais "pesadas" (são também mais bonitas...), e essa circunstância conta no mundo digital, com crise ou sem ela. 
    Em suma: não se resolve grandemente a questão. Mas não será por isso que comentarei menos.
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.