Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linguagista

Léxico: «bólido»

É raro

 

 

      «A NASA está a desenvolver um arpão para recolher amostras nos cometas. Uma vez que aterrar na superfície destes bólidos é bastante arriscado – chegam a deslocar-se a 240 mil km por hora, cuspindo bocados de gelo, rocha e poeiras –, os cientistas estão a ponderar enviar uma nave espacial ao encontro dos cometas para os alvejar com um arpão» («Arpão apanha-cometas», Ana Gerschenfeld, «P2»/Público, 19.12.2011, p. 3).

      Conhecemo-lo melhor na grafia bólide e com a acepção, por extensão de sentido, de «carro de corrida; automóvel veloz».

 

[Texto 857]

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Montexto 19.12.2011 13:17

    Já agora agradecia que me explicassem por a + b por que se deve dizer «240 mil quilómetros por hora», e não «240 mil km por hora»...
  • Sem imagem de perfil

    Fernando Ferreira 19.12.2011 14:26

    É simples, caro Montexto. Em «quilómetros por hora» escolhemos a opção de escrever as unidades por extenso; em «km/h» estamos a optar por escrever os símbolos das unidades. Ao escrevermos «km por hora» não estamos a fazer nem uma coisa nem outra, ou, se quisermos, estamos a optar pelas duas em simultâneo. Tomo a liberdade de transcrever o seguinte parágrafo de "Sistema Internacional de Unidades (SI)" de Guilherme de Almeida (Plátano, 2.ª edição, 1997): «Os símbolos das unidades não se devem combinar com nomes das unidades. Deve escrever-se, por exemplo, 2,5 kg/m3 e não quilogramas/m3, nem 2,5 kg/metro cúbico.»
  • Sem imagem de perfil

    Montexto 19.12.2011 14:38

    Essa é daquelas que podem ser científicas quanto quiserem, mas o uso e a prática não se compadece com esses pruridos. Pode ter a certeza de que se continuarão, e eu tb, a empregar alegremente essa grafia sem sombra de remorso.     
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.