Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linguagista

«Focado»

Irritante

 

 

      «Agora, depois de meses a pedalar, às vezes cheia de entusiasmo, outras em modo deprimido, Sarah [Outen] pode fazer um balanço e começar a olhar para a frente. “Sou teimosa e focada, por isso desistir e regressar a casa nunca foi uma opção. Quando as coisas estavam difíceis, concentrava-me em continuar a avançar e procurava o equilíbrio psicológico”» («Uma mulher à volta do mundo», Luís Francisco, «P2»/Público, 4.01.2012, p. 8).

      Mais um modismo, este muito do agrado de certos tradutores. Até para Malaca Casteleiro isto «é uma barbaridade». Repare-se que Sarah Outen é focada e se concentra... Não será assim quando está «em modo deprimido».


 

[Texto 904]

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Venâncio 04.01.2012 12:45

    PRAFRENTEX, tá bem de ver.
  • Sem imagem de perfil

    Eugénia 05.01.2012 14:54

    Peço ao caro Venâncio que, pelo menos aqui, onde se procura defender a língua portuguesa, não escreva «tá». Uma coisa é a oralidade, ou até a escrita de SMS, outra a escrita propriamente dita, mesmo que seja informal. Já são quatro os alunos universitários que, obrigados por mim a procurarem o verbo «tar» num dicionário, só assim ficaram convencidos de que não existia (para já...). Sugiro que não nos façamos a essa onda, por muito que gostemos de surfar.
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.