Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linguagista

Léxico: «dementres»

Enquanto e não

 

 

      «[...] ou só dementres agora sim nos víamos?» Na última edição da revista Ler, num artigo sobre a obra de Fernando Assis Pacheco, outro Fernando, Venâncio, e cito de cor, afirma que a palavra «dementres», usada pelo autor de Respiração Assistida, nunca antes vira imprensa. Sem contar, suponho, com os dicionários. Nem Fr. Fortunato de São Boaventura. Nem Teófilo Braga. «Emmentes» (sinónimo, sugere Morais, para evitar equívocos com «dementes») cheguei eu a ouvir no Alentejo. Em francês antigo, assim como em castelhano antigo (e, actualmente, sob a forma mientras), também se regista o termo, tudo com origem, tem-se alvitrado, no latim coloquial dum interim.

 

[Texto 1154]

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Helder Guégués 29.02.2012 11:09

    Morais no verbete «De suum». Na forma «dementre» (e o s, todos sabemos, é analógico), José Pedro Machado a páginas 37 do seu Grande Dicionário da Língua Portuguesa. Não escapou igualmente a José Leite de Vasconcelos. Na Colecção de Inéditos Portugueses dos Séculos XIV e XV, do ontem citado Fr. Fortunato de São Boaventura, datada de 1824, também consta. Assis Pacheco repescou, às portas do século XXI, o termo. Para nosso bem.
  • Sem imagem de perfil

    Venâncio 29.02.2012 11:19

    Sim, o «s» é analógico. Mas a forma «dementres» é em FAP (e assinalei-o no artigo) uma intervenção lúdica. Tenho dúvidas sobre a vantagem de repescá-la, só porque teve uso (na realidade, microscópico) no idioma.
    Por coincidência, a minha colunazinha linguística na LER de Maio é sobre este tema de advérbios arcaizantes. Convido-vos a lê-la. E, a seu tempo, porventura a comentá-la.   


  • Imagem de perfil

    Helder Guégués 29.02.2012 11:23

    Tinha de ser, parece-me, lúdica. Repescá-la, disse-o no sentido de rememorá-la, com o que não perdemos nada, antes pelo contrário. Será com muito gosto e proveito que leremos essa coluna, mas antes tenho de reler com atenção esta aqui comentada.
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.