NA.MO.RAR
v.t. 1. Procurar inspirar amor a; cortejar; galantear. 2. Ser namorado de.
P. 3. Apaixonar-se; enamorar-se; possuir-se de amor.
Int. 4. Andar em namoros com alguém.
REGÊNCIA VERBAL
NAMORAR
1. TD: namorá-lo. Procurar inspirar amor a (alguém); cortejar; reqüestar.
Desejar ardentemente (algo); cobiçar (um emprego, cargo, por exemplo).
Fitar (algo) com insistência e vontade de o possuir: Namorar uma jóia.
Inspirar amor a (alguém) (primitivo, pouco usado); enamorar (forma usada para esta acepção): A sereia namorou um marinheiro.
Atrair; chamar (pouco usado): "A mesa de jogo namorava-o" (Aurélio).
2. TD: namorar alguém (namorá-lo) ou TI: namorar com alguém (OBS.). TDp ou Int: namorar(-se). Manter relações de namoro (com alguém); ser namorado: O rapaz namora uma estudante; namora com ela. Eles (se) namoram.
OBS. A regência primitiva é de transitivo direto — namorá-lo. —, aliás no sentido de 'inspirar amor a', evolução que é de enamorar. Puristas condenam, por isso, a regência namorar com… (cf. Bergo: 258), que no entanto é normal considerando-se os traços 'companhia, encontro' e 'conversa' (ve. conversar 'namorar') — uso "perfeitamente legítimo, moldado em casar com e noivar com" (Aurélio). "E o Dr. Carmo, namorando agora com aquela sem-vergonha" (José Lins do Rego: Jucá). "O Promotor namorava com a filha do coronel Quincas" (Bernardo Élis: Aurélio). Veja também Nascentes, 1960: 144.
3. TDpI: namorar-se de… Ficar enamorado; enamorar-se: Namorou-se de uma atriz.
Agradar-se; encantar-se: "Namorou-se da roça e nunca mais voltou a morar na cidade" (Nascentes).
In: Dicionários Luft.
O latim vulgar andou de lado, para Leste, e acabou na Ibéria; virou romance, galego, caminhou para o Sul (Condado Portucalense), atravessou o oceano em derrota para o sul (em minúsculo, mesmo, afinal...) e acabou se transformando numa geringonça (epa! isto é vocábulo condenado! mistura de castelhanismo e galicismo!) usada por 194 milhões de pessoas; lamentável, n’est-ce pas? ...