Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linguagista

«Por si sós»

Variável, sim

 

 

      Acabo de ler que «é preciso alimentarmos os nossos dons, porque eles não se desenvolvem por si só». Por si só é uma locução adverbial, equivalente a isoladamente, só por si, e por isso invariável, fixa, ou temos de fazer a concordância entre o adjectivo «só» e o substantivo «dons»? A concordância, vimo-lo já bastas vezes, é um aspecto nuclear da língua portuguesa. Neste caso, julgo que não estamos perante uma locução adverbial.

      «Dizer que tudo isto se há-de reconquistar é pensamento fundado só no desejo; porque tendo mostrado os portugueses que eles por si sós se podem defender, é certo que os émulos de Espanha os hão-de assistir e ajudar, como fizeram a Holanda, invencivelmente» (Sermões, Tomo IX, António Vieira. Lisboa: Editores, J. M. C. Seabra & T. Q. Antunes, 1856, p. 335 [ortografia actualizada por mim]).

      «Estas circunstâncias, independentes de quaisquer outras, explicar-nos-iam por si sós a falta de todos os vestígios da publicação e execução da bula de 17 de Dezembro, pelo menos nos primeiros seis ou oito meses de 1832» (História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal, Tomo I, Alexandre Herculano. Lisboa: Imprensa Nacional, 1864, 2.ª ed., p. 242 [ortografia actualizada por mim]).

      «E chamam-se mudas, porque por si sós, não se podem pronunciar, nem soam sem ajuntamento das vogais» (Ortografia e Origem da Língua Portuguesa, Duarte Nunes de Leão. Lisboa: INCM, 1983, p. 52).

 

[Texto 1681]

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Helder Guégués 14.06.2012 13:09

    Serve nos lembrar, mas isso é ocioso, que são usadas ambas as construções, mas, mais necessariamente, que a hesitação se justifica: quem escreverá «só» que não pense logo no antecendente? De qualquer modo, na reescrita, contudo, eu não hesitaria: Eles, por si sós, não vão lá.
  • Sem imagem de perfil

    Venâncio 14.06.2012 14:25

    Em «Eles, só por si, ...», eu não penso em antecedente. é aí um advérbio. E continua a sê-lo em «Eles, por si só,...». Há simples inversão dentro da locução. 
    Isto não exclui, claro, «Eles, por si sós, ...», formulação de facto muito "cuidada". Mas ela não é, em mim, automatismo (isto é: eu não "não hesito").
  • Imagem de perfil

    Helder Guégués 14.06.2012 14:32

    Não pensa no antecedente se ele estiver no singular, como na maioria das vezes ocorre. Nesse caso, com cuidado ou sem cuidado, não se erra nem fere nenhum princípio da língua. Isso, por si só, não me faz mudar de ideias. Já se o antecedente estiver no plural, ninguém deixará, acho eu, de hesitar e reflectir na natureza daquele «só». 
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.