Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linguagista

Palavra de 2012

Venceu a insensatez

 

 

      «É o estado de espírito do país que durante 2012 andou às voltas com a troika. Não será por isso de estranhar que “entroikado” tenha sido eleita a palavra do ano numa votação organizada pela Porto Editora. O adjectivo não terá sido usado com muita frequência, mas é a palavra que parece representar melhor o ano que acabou agora» (“Entroikado” é a palavra num ano de crise, cortes, impostos e desemprego», Cláudia Carvalho, Público, 5.01.2013, p. 26).

      E não, não terá sido usado com muita frequência, se é que alguma vez se usou. Nunca esteve na presença dos meus ouvidos ou dos meus olhos.

 

[Texto 2483]

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Montexto 07.01.2013 15:37

    4

    Portanto, no texto comentado devia ter-se escrito «Não será por isso de estranhar que “entroikado” tenha sido eleita», mas sim «Não será de estranhar que “entroikado” fosse eleita». Porque, neste caso, no pretérito do indicativo corresponde-lhe o perfeito simples ou definido (foi eleita), e não o pretérito composto ou indefinido (tem sido eleita).  

        Estas regras que eu acabei de enunciar como se as explicasse às criancinhas, porque sei com que vacas lavro, não podiam escapar, como não escaparam, ao exímio e inolvidável Augusto Epifânio da Silva Dias, que as deixou sintética e magistralmente formuladas no § 278 da sua fundamental Sintaxe Histórica Portuguesa, ao lado, neste blogue. Não sem ajuntar em nota de rodapé: «Empregar o pret. perf. do conjuntivo como correspondente do pret. perf. definido do indicativo é daqueles a quem a as praxes da língua francesa fazem esquecer as regras da sintaxe portuguesa.»

    Ou seja, hoje em dia, todos, querido mestre.      

  • Sem imagem de perfil

    Montexto 20.06.2013 20:48

    Corrigindo: leia-se antes: «Portanto, no texto comentado não devia ter-se escrito», etc. 
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.