Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linguagista

«Alguém» ou «ninguém»?

Será mesmo exigido pela língua?

 

 

      «Era o fidalgo a única pessoa que exercia influência em Bento de Araújo, e tamanha que pudera arrancar-lhe alguns mil cruzados a juros, sob juramento de não dizer a alguém que lhos devia» (Novelas do Minho, 1.º vol., Camilo Castelo Branco. Fixação do texto e nota preliminar pela Dr.ª Maria Helena Mira Mateus. Lisboa: Parceria A. M. Pereira, 1971, p. 213). Já tratei desta questão vai para sete anos. Outro Araújo, o excelso João de Araújo Correia, na obra Enfermaria do Idioma, afirma que uma das cismas de Camilo era, em certas frases, «substituir o alguém da sua cachimónia ao ninguém exigido pela sua e nossa língua» (p. 188). Se antes me pareceu que Araújo Correia tinha razão, hoje já tenho dúvidas.

 

[Texto 2514]

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Montexto 29.01.2013 18:30

    Como por ex. foi empregado neste passo:

    «Foram estas palavras que lhe permitiram não somente suportar o terrível desastre, mas também encarar o desolado futuro com a coragem com que, sabia-o muito bem, aquele homem bizarro, aquele galhardo cavalheiro que tanto estremecera, gostaria que ela o encarasse.»

    W. Somerset Maugham, As Três Mulheres de Antibes, trad. de Ótávio Mendes Cajado e Leonel Vallandro, ver. de João Pedro de Andrade, Livros do Brasil, Lisboa, p. 106.

    Uma trad. ainda em grande parte em português de sujeito, verbo e caso. È das antigas, e cuido que de brasileiros que ainda não esqueceram a língua.

    (Sobre a recentíssima da Máscara da África, de V. S. Naipaul, feita por português e editada pela Quetzal, acabei de ler num blogue esta cita de um crítico: «Naipaul guia o olhar do leitor para os sonhos e pesadelos da vida colectiva.»

    E comenta um leitor: «Naipaul guia o olhar mas a tradução, de má, desvia-o. É quase falta de respeito para com o autor e leitor.» Há sempre alguém atento.)

     

  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.