Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linguagista

Dicionários

Dicionários...

 

 

      Há dias perguntaram-me se o vocábulo «porcalhice» era regionalismo. Não compreendo porque não está dicionarizado. Vejam, por exemplo, os vocábulos relacionados com «pátria» e «patriota». Num breve périplo pela obra de Eça de Queirós, Rui Barbosa ou Fialho de Almeida, podemos encontrar os derivados «patriotaça», «patriotada», «patriotador», «patriotagem», «patriotarreca», «patriotasno», «patrioteiramente», «patrioteiro», «patriotice», «patriotinheiro», «patriotista»... Quantos destes podemos ver acolhidos nos principais dicionários? E os que não estão deviam estar?

 

[Texto 373] 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    R.A. 05.08.2011 09:36

    Se for ao Portal da Língua Portuguesa (http://www.portaldalinguaportuguesa.org (http://www.portaldalinguaportuguesa.org/)) e fizer a pesquisa de palavras terminadas em "ice" no Vocabulário Ortográfico do Português encontrará 600 palavras. E, começadas por P, mais umas quantas do que as da sua coleção...
  • Sem imagem de perfil

    Venâncio 05.08.2011 10:30

    Não estou interessado na completude da minha lista (pois nenhuma será nunca completa), mas na identificação dos usos correntes na comunidade falante de português europeu. 
    Eu também tenho o Houaiss eletrônico e um bom dicionário inverso (Ernesto d"Andrade, «Dicionário Inverso do Português», Lisboa, Cosmos, 1993). 
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.