Agora os pneus

Grande novidade

 

      «Como “ler” um pneu: os mitos em torno do significado das letras e números que surgem no flanco do pneu são muitos, mas tudo se explica rapidamente. Tratam-se [sic] de informações do pneu, que vão desde o seu código de homologação (para cada país) à data de construção, passando ainda pelas dimensões do mesmo. Por exemplo, num pneu 215/55 R16, o 215 refere-se à largura (em milímetros) do piso (entre as paredes do pneu); o 55 à relação de série do pneu, ou seja, a altura daquela secção é 55% do valor da largura; o R ao tipo de pneu, neste caso Radial e, por fim, o 17 menciona o diâmetro da jante em polegadas. O índice de carga (peso máximo que pode suportar) e o código de velocidade também estão inscritos no pneu» («Segredos dos pneus: O que deve saber deste componente essencial!», Motor 24, 24.05.2017).

      Agora vou passar a olhar também para os pneus dos carros. Piso, ombros, paredes, talão, revestimento butílico, tudo vai ser objecto de atenção. Estou a brincar. E, no entanto, há actividades bem menos úteis: a imprensa de ontem veio revelar (?) que, quanto mais usamos o Facebook, pior nos sentimos, segundo um estudo publicado na Harvard Business Review.

 

[Texto 7871]

Helder Guégués às 00:19 | favorito
Etiquetas: