Léxico: «coeficiente de arrasto | coeficiente aerodinâmico»
Não arrastemos mais o caso
«Para tal, explica a Kia, houve um esforço no sentido de reduzir ao máximo o coeficiente de arrasto, que se salda nos 0,263, a começar pela introdução de aletas de ar activas e pelo desenho da carroçaria, como se fosse um barco, com a traseira ligeiramente menor que a frente, para facilitar o fluxo do ar, mas passando também pelo design das rodas, por novas protecções das soleiras das portas ou por oito peças que cobrem a zona inferior da carroçaria» («Kia EV3 apresenta-se como solução eléctrica para a família», Carla B. Ribeiro, Público, 13.11.2024, p. 33).
Coeficiente de arrasto ou, mais formalmente, coeficiente aerodinâmico, mas nenhum está registado no dicionário da Porto Editora, que só acolhe o de Gini e o de Poisson. O coeficiente de arrasto (Cd ou Cx) é um número adimensional que expressa a resistência aerodinâmica que um objecto oferece ao mover-se por um fluido (geralmente ar). É a razão entre a força de arrasto e o produto da pressão dinâmica pela área frontal do objecto. Dispensamos a equação, mas diga-se que, quanto menor o coeficiente, mais aerodinâmico é o objecto. No que respeita aos símbolos, Cd vem do inglês drag coefficient (coeficiente de arrasto) e Cx vem do alemão Widerstandskoeffizient (em que o W é substituído por um C por convenção internacional, e x representa a direcção do arrasto no eixo horizontal).
[Texto 20 513]