Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linguagista

Léxico: «fartel»

Com acento ou sem acento

 

      «Quinze dias antes do Natal até dia dos Reis são três dezenas de mulheres que vendem na Ribeira e Pelourinho Velho com suas mesas cobertas de toalhas e mantéis muito alvos, gergelim, pinhoada, nogada, marmelada, laranjada, sidrada e farteis, outras variedades de conservas, doçaria que não associamos imediatamente aos consumos contemporâneos» («Guida Cândido. “Simbolicamente, o bacalhau é penitência”», Fernanda Cachão, «Domingo»/Correio da Manhã, 11-17.12.2022, p. 20).

      O mesmo que farte e fartem, mas o dicionário da Porto Editora só regista estes. Seja como for, o VOLP da Academia Brasileira de Letras só o regista com a grafia fártel. (Claro que se escreve «cidrada», Fernanda Cachão parece não saber que há sidra e cidra. Uma pessoa fica siderada com estes erros.)

      E pronto, Porto Editora, ficamos por aqui. Que 2023 seja um ano cheio de palavras. E de acção, claro, até porque sem acção não temos palavras, pelo menos nos dicionários. Dos meus leitores, sejam lá quantos forem (espero que só tenham restado os bons) e onde estiverem, despeço-me amanhã.

 

[Texto 17 459]

1 comentário

Comentar post