Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linguagista

Léxico: «fitar»

Esta é nova

 

      «“É estranho o facto de a caixa ter caído”, declarou o comandante Fernando Pereira Fonseca [porta-voz da Marinha]. “Este material foi transportado em contentores por via marítima; já na base naval de Lisboa, foi descarregado, os contentores estavam selados e vêm paletes que foram colocadas nesse transporte. São paletes que estão fitadas, precisamente para evitar qualquer deslocamento das caixas”, adiantou à TSF» («Marinha admite que perda de material foi “estranha”, mas nega relação com Tancos», Rita Carvalho Pereira e Fernando Alves, TSF, 28.09.2018, 8h42).

      Desconhecia esta acepção de fitar, e parece que os lexicógrafos não se podem rir de mim. Alguém aqui a conhecia? 

 

[Texto 10 015]

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Helder Guégués 28.09.2018 11:25

    Dá licença? «Se os cunhetes estivessem cintados, era mais difícil caírem. As cintas são, por definição, mais fortes do que as fitas...»
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 28.09.2018 12:47

    Dá licença, mais uma vez? «Se os cunhetes estivessem cintados, seria mais difícil caírem». Ou ainda melhor, porque menos truncado: ? «Seria mais difícil caírem os cunhetes, se estivessem cintados.»
  • Imagem de perfil

    Helder Guégués 28.09.2018 15:24

    Eu, de novo: «Dá licença, mais uma vez? Se os cunhetes estivessem cintados, seria mais difícil caírem.» Ou ainda melhor — porque menos truncado? —, assim: «Seria mais difícil caírem os cunhetes se estivessem cintados.»
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 28.09.2018 17:59

    Ficou mesmo melhor, mas a vírgula que tirou à segunda formulação não está imcorrecta. É dispensável, donde se deve mesmo suprimir, por razões de estilo, mas não de incorrecção. O ponto de interrogação me saiu involuntariamente, por equívoco.
  • Imagem de perfil

    Helder Guégués 28.09.2018 18:25

    Pois não está, é desnecessária, o que, para mim, é o mesmo. Estilo? Não me parece. Nada, nos últimos tempos, me irrita tanto, na escrita e na vida em geral, como a mera excrescência. 
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.