Léxico: «gorgónia/espelho/ramo»

Parece que desistiram a meio

 

      «Investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) estão a recolher corais que deram à costa em praias do Algarve para os devolver ao seu habitat natural, anunciou esta terça-feira aquele centro da Universidade do Algarve.

      Os corais, designados por ‘gorgónias’, foram arrancados das rochas no mar pelas tempestades e surgiram em grande quantidade em areais da região algarvia, principalmente na zona da praia de Santa Eulália, no concelho de Albufeira. Segundo os investigadores, foram recolhidas várias espécies vivas, na sua maioria Leptogorgia sarmentosa e Leptogorgia lusitanica, “que estão a ser mantidas e alimentadas em condições controladas na estação de Biologia Marinha na Universidade do Algarve para depois serem transplantadas de volta ao seu habitat natural”. Além daquelas duas espécies, foram recuperados também alguns exemplares de Eunicella verrucosa, uma gorgónia conhecida pelos pescadores como espelho ou ramo» («Cientistas querem salvar corais que deram à costa em praias do Algarve», TSF, 27.03.2018, 16h51).

     No Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, não encontramos nenhum dos três termos. Gorgónia aparece apenas nos dicionários bilingues. Trabalho incompleto.

 

[Texto 8975] 

Helder Guégués às 17:17 | favorito
Etiquetas: ,