Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linguagista

Léxico: «luteria»

Já que a temos de usar

 

      «O fabrico de *** é considerado uma arte, tal como a liuteria, a produção artesanal de instrumentos de corda», acabo de ler. Esse, porém, é o termo italiano, liuteria. Se nos aproximarmos mais do francês, lutherie, temos luteria, que é a única grafia que alguns dicionários de língua portuguesa reconhecem. O Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora não a acolhe, mas — numa incoerência que já conhecemos sobejamente — o Dicionário de Português-Francês e o Dicionário de Francês-Português registam-na. Nem todos os dicionários registam a acepção, certamente mais usada, de arte. O Dicionário Houaiss tem, a par de luteria, de que o Sr. Sacconi se esqueceu, luteraria.

 

[Texto 6791]

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Helder Guégués 08.05.2016 08:26

    Sim, no texto 748 defendi violeiro, e não mudei de ideias. Neste texto defendo, o que é diferente, a grafia luteria.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 09.05.2016 14:58

    Ao reler o meu anterior comentário, percebi ter-lhe deixado margem a que me interpretasse como o fez. Explico-me melhor. Lembrei-o de que defendeu violeiro no texto 748 apenas para que tivesse essa lembrança em conta quando respondesse à pergunta sobre a sua preferência, seja para defender violaria em vez de luteria, seja para fazer a ressalva de que, conquanto preferisse violeiro a luteiro, escolheria luteria em lugar de violaria, em que pesasse à incoerência dessa mistura. Veja, portanto, que foi à incoerência da mistura entre os termos dos dois pares (luteria - violeiro) a que me referi, e não àquela entre este texto e o texto 748, pois não entre esses incoerência alguma, como bem salientou.


    Devidamente explicada a pergunta, reapresento-a, de outro modo: prefere violeiro - violaria à luteiro - luteria ou a combinação entre violeiro - luteria, por incoerente que seja (essa combinação)? 
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 19.03.2017 22:37

    Caro Helder,


    Importar-se-ia de me responder à pergunta acima? Eu sei que o blogue não é para tirar dúvidas de português e se propõe mais suscitar reflexão sobre a língua do que pontificar, mas gostaria, verdadeiramente, de saber se prefere violeiro - violaria à luteiro - luteria ou a combinação violeiro - luteria, já que violaria talvez soe mal por remeter a conjugações do verbo violar.


    Eu prefiro violeiro - violaria pela coerência e pelo respeito à língua, até porque se trata de palavras pouco usadas, de modo que o eventual estranhamento com violaria não seria motivo suficiente para evitá-la.
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.