Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linguagista

Léxico: «retinógrafo»

Vamos lá trabalhar

 

      «O Centro Hospitalar Barreiro Montijo anunciou a aquisição de novos equipamentos para a unidade de oftalmologia e para o serviço de pneumologia, adquiridos no âmbito do Programa Lisboa2020. Trata-se de um retinógrafo e de um plestimógrafo (o antigo tinha 20 anos)» («Hospital compra dois novos equipamentos», Destak, 12.09.2017, p. 2).

      Era velho e nunca podia funcionar: é pletismógrafo que se escreve. (Para os jornalistas, é indiferente.) O Dicionário de Termos Médicos da Porto Editora regista-o. Quem não tiver acesso a este dicionário, ficará na ignorância, como ficará na ignorância se consultar o verbete retinógrafo em qualquer destes dicionários.

 

[Texto 8144]

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 13.09.2017 18:57

    Percebeste mesmo mal, pois a Renata Monteiro usa, correctamente, o verbo assistir em todo o texto: a cadela Luna assiste as sessões, isto é, auxilia-as; são as crianças que assistem às sessões.


    Em todo o texto, a jornalista deixa-o claro, quando diz, por exemplo, que as sessões de leitura são assistidas por Luna, isto é, por ela auxiliadas.


    Bastava-te estar um pouquinho menos à cata de erros que não existem, erros que te confirmassem a percepção de que o português correcto está a morrer para que não cometesses, tu sim, erro tão crasso de interpretação.
  • Sem imagem de perfil

    nuno 15.09.2017 16:07

    Por acaso equacionei que no que ali vem escrito é que a cadela auxiliava, que ajudava, etc. Enfim, sempre seriam palavras sem ambiguidades parolas e a armar ao palavroso.

    Mas o título é de tal modo em português de bófia (uma coisa em forma de balão de ar, cheia de visualizados, de viaturas do mesmo, de autuados e isso) que achei melhor não ir por aí.

    Os textos das secções de vida estilosa estão cheios disso. Parecem escritos pelo guarda Acácio. Mas se lhe agrada a estética do título, afinfe-lhe.
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.