Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linguagista

Orações completivas

Este não está entre os 500

 

      Uma professora de Português chamou-me a atenção para esta consulta no Ciberdúvidas («Orações completivas na mesma frase», 24.10.2013). Resumindo, a frase em causa é esta: «Chama-lhes sal da terra porque quer que façam na terra o que faz o sal.» A consultora Sandra Duarte Tavares afirma que a frase não tem nenhuma oração completiva. Gramática descomplicada, mas não tanto. Perguntei a doze pessoas — revisores, linguistas, professores de Português —, e nem uma deixou de ver nela uma oração completiva. Nem uma. O pior, porém, estava para vir.

      Vejam se reconhecem este aviso: «Se pretende fazer uma pergunta aos nossos especialistas, verifique primeiro se não existe já uma pergunta que tenha sido feita anteriormente e que responde à sua dúvida. Pode pesquisar perguntas/respostas clicando aqui.» Exactamente, do Ciberdúvidas. Tem de ser, é o meu humilde conselho, seguido também pelos consultores, de contrário, pode suceder isto: por artes do Demónio, já em 2005 o consultor A. Tavares Louro afirmara, e bem — sobre a mesma frase! ­—, que havia uma oração completiva («Ainda a análise sintá(c)tica da prosa do Padre António Vieira», 13.12.2005, aqui).

      E agora como vai ser? Vão deixar que uma parte dos leitores fique esclarecida e a outra parte permaneça na ignorância, ou, talvez até pior, seja induzida em erro?

 

[Texto 6406]